26/08/2013

Pneumonia tira Abelardo da Hora do 9º Encontro


O filho do artista plástico Abelardo Germano da Hora, 89 anos, Abelardo da Hora Filho, informou à Comissão Organizadora do 9º Encontro da Experiência que por motivos de saúda o pai não participa do evento. Por conta do tratamento para combater uma pneumonia, o médico que assiste Da Hora impediu que ele viajasse do Recife (PE), onde reside e trabalha, para Florianópolis.
Considerado um dos maiores escultores expressionistas brasileiros em atividade, Abelardo da Hora havia confirmado sua participação para a organização do Encontro da Experiência ainda em Junho, depois de ceder o direito de uso de imagem de uma de suas obras para um banner utilizado no Congresso Estadual dos trabalhadores do Poder Judiciário Catarinense, realizado em Balneário Camboriú.
A ausência de Abelardo da Hora é relevante para o debate sobre cultura e transformações sociais, disse o presidente do SINJUSC, Cláudio Del Prá Netto. No entanto, acrescentou, o escritor Alcides Buss, a jornalista Néri Pedroso e a escritora Patrícia Galelli tem muito a contribuir sobre o tema.
O escultor Abelardo da Hora, ao mesmo tempo em que lamentou a impossibilidade de viajar a Florianópolis e a ausência no Encontro da Experiência, firmou compromisso de que estará na Ilha de Santa Catarina ano que vem, quando completa 90 anos de idade, em um evento do SINJUSC.
O 9º Encontro da Experiência começa hoje, a partir das 18h30min, no Hotel Torres da Cachoeira, no bairro Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis, e encerra ao meio-dia da próxima quarta-feira, 28/08. Em torno de 150 aposentados e trabalhadores da ativa próximo da aposentadoria são aguardados nos três dias.